Emprensa britanica acusa espanhóis de racistas

As relações entre a imprensa britânica e espanhola, que praticamente entraram em "guerra" em 2007 devido à disputa entre Fernando Alonso e Lewis Hamilton, ganharam um novo round com os atos racistas perpetrados em Barcelona. Jornais da ilha acusam seus pares ibéricos de tentar esconder o caso.

Em algumas oportunidades, os ingleses aproveitaram para acusar a Espanha, como um todo, de racista. De acordo com o "The Sun", "a mídia espanhola ignorou a controvérsia sobre o tratamento a Hamilton". O "The Independent" foi além e afirmou "ser claro que os espanhóis estão décadas atrás dos britânicos quando se fala de atitudes raciais".

O "The Daily Telegraph", por sua vez, disse que "o racismo é o esporte espanhol" e que "existe algo errado com as autoridades, que não ensinaram às massas que este comportamento é inaceitável. Talvez porque estas autoridades não considerem inaceitável", sugeriu o diário.

No lado castelhano, o "La Vanguardia" pediu tolerância zero contra os "lunáticos racistas", enquanto o "El Mundo" declarou que o ocorrido em Montemló foi um espetáculo vergonhoso para a Espanha. Já o "AS" reclamou das generalizações dos ingleses, dizendo que consideraram um ato de uma dúzia de espanhóis como representativo de milhares.

"Generalizações são perigosas, e quase sempre injustas", continuou o diário esportivo. Um artigo no mesmo jornal acusa a situação de ter se tornado uma "bola de neve desproporcional", e acusa os ingleses de terem denunciado todos os espanhóis como racistas.

Já o chefe do circuito de Barcelona, Ramón Praderas, acredita que o caso foi tirado de contexto. "Dizer que somos um país racista é um exagero. Existiram muito mais pessoas que tiraram fotos felizes com Hamilton do que os que o ofenderam. A história do esporte espanhol é cheia de exemplos assim, e alguns indivíduos não mudarão isso", concluiu.

0 comentários: