Honda o recomeço

O GP da Austrália disputado neste domingo mostrou a evolução das Hondas para esta temporada,foi surpresa este desempenho,já que nos testes a equipe ficou sempre nas últimas posições.Outro fator de desconfiança foi o desenho do carro:Quando todas as equipes vinham botando trocentos apêndices aerodinâmicos no bólidos(BMW) a Honda aparecia com um desenho mais conservador preservando as linhas mais limpas,buscando mais eficiência sem muitas evoluções(vai ver baseados na própia experiência fornecendo motores para a McLaren em 1988,quando fizeram um carro bonito e muuito eficiênte).

Esta corrida foi pelo menos uma esperança de a Honda voltar a ser a equipe de 2005.Voltar a ser respeitada,voltar a ser aquela equipe de 1968...A Honda chegava a Formula 1 em 1962,começando a desenvolver o RA 271.Uma coisa que surpreendeu a todos foi o fato de a Honda fazer seu própio carro apenas 3 anos depois de fazer carros de passeio.O carro estreou em 1963 e em 1965 veio a tão sonhada vitória,no GP do México,com Richie Ginter.

Em 1967 a equipe ganhou outro GP,o da itália com John Surtees,em 1969 a equipe saiu das competições.

Neste meio tempo a equipe ficou meio sumida,para na década de 80 fornecer seu (até hoje) ótimos motores.

E, 1985 a Honda voltou para a F1 para ser fornecedora de motores,fornecendo para a Williams.Foi quando em 1986 ela sofreu uma decepção:a Williams perdeu um campeonato quase certo graças a visivel preferência por Nigel Mansell.Com isso ela investiu na histórica Lotus,foi aí também que ela começou a entrar na moda de Soturo Nakajima que consitia em:cada equipe pequena que ele fornecia tinha como parte do trato a contratação de Soturo Nakajima.Ficou fornecendo motores com o nome Honda até 1992,depois a sua divisão esportiva(Mugen) pegou aqueles motores e aperfeiçou um pouco eles,fornecendo para a Jordan,por exemplo.


Continua amanhã,não percam!!!

0 comentários: